Massa:
- 200g de bolacha Maria
- 100g de manteiga derretida
Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 3 gemas
- 1 xícara de suco de limão siciliano
Merengue:
- 5 claras
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1/2 colher (chá) de cremor de tártaro (encontra em loja de festas)
Massa:
Triture a bolacha Maria no u liquidificador. Em um recipiente, adicione a manteiga derretida e misture bem. Espalhe por uma de fundo falso pressionando bem nas laterais e no fundo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 5 minutos. Depois, leve para geladeira.
Recheio:
Misture bem o leite condensado, as gemas e o suco de limão. Quando a massa já estiver gelada, coloque o recheio e leve novamente ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até que fique firme. Volte para a geladeira.
Merengue:
Leve as claras e o açúcar a uma panelinha bem limpa, sem nada de gordura. Misture antes de levar ao fogo. Esquente um pouco as claras, mas cuidando para não cozinhar, só deixar morna. Leve para a uma batedeira e adicione o cremor de tártaro. Bata até a tigela ficar em temperatura ambiente. Depois que a torta estiver fria, disponha o merengue por cima e leve mais uma vez ao forno pré-aquecido em temperatura máxima por entre 5 e 10 minutos, só até dourar as pontas do merengue. Se tiver um maçarico, pode usar nesta etapa em vez de levar ao forno. Deixar na geladeira por mais 30 minutos para firmar bem e servir.
Dura no máximo 2 dias na geladeira, porque depois o merengue começa a soltar líquido.
Veja como fazer com a minha culinarista favorita, Isadora Becker!
Créditos da receita: Gastronomismo (Vale a pena conferir!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário