Pages

14 de janeiro de 2014

Boeuf Bourguignon

Nenhum comentário:
 
Esse foi o prato escolhido para minhas bodas de papel! Delicioso!
Receita por Isadora Becker

- 500g de carne dura (patinho, lagarto, paleta, coxão duro etc)
- 150g de bacon picado
- 1 cebola cortada em fatias finas
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 taças (300ml) de vinho tinto
- 1 cenoura cortadas em cubos médios
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de extrato de tomate
- 1 bouquet garni (manjericão, alecrim, manjerona, tomilho e louro amarrados com barbante)
- 100g de cogumelo paris cortados em quartos
- salsinha picada


Corte a carne em cubos grandes e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma panela, de preferência de ferro, em fogo alto até quase fumegar. Frite o bacon até que tenha soltado sua gordura e esteja dourado. 

Retire o bacon com uma escumadeira e use a gordura para selar os cubos de carne por um minuto de cada lado, sempre em fogo alto. É importante não pôr tudo de uma vez, e sim em partes, para que não esfrie a panela. Reserve os pedaços de carne selados junto com bacon. 

Com o queimadinho de carne e bacon que ficou no fundo da panela, refogue a cebola por cerca de 5 minutos, até que doure, e adicione a farinha de trigo, deixando cozinhar por mais um minuto. Acrescente o vinho, raspando o fundo da panela para retirar possíveis acúmulos de farinha. 

Volte com a carne e o bacon para panela e adicione a cenoura, o alho e o extrato de tomate. Faça o bouquet garni e amarre na alça da panela. Tampe, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de duas horas, até que a carne possa ser cortada com um garfo. É importante verificar a panela de quinze em quinze minutos para que o líquido não seque. Adicione água quando necessário. 

Quando a carne ficar macia, adicione os cogumelos e deixe cozinhar por mais 10 minutos com a panela destampada. Finalize com bastante salsinha picada. Sirva acompanhado de purê de batatas, arroz ou pão fresco. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário